frango na púcara

frango na púcara

Temos um fogão a lenha na cozinha da casa onde vivemos, mas as alterações que lhe foram feitas por algum génio do bricolage, tornaram-no inoperante. Não funciona e pronto. A primeira vez que o experimentámos conseguimos encher apenas a cozinha de fumo, que em vez de desaparecer pela chaminé saiu pela parte da frente do fogão. Com grande pena minha desistimos de o tentar utilizar. O frango que fiz este domingo para o almoço teria sido um daqueles pratos que ficaria melhor feito num fogão a lenha.

frango na púcara
frango na púcara

A receita retirei-a daqui e fiz algumas ligeiras alterações.

Ingredientes:

1/2 frango do campo cortado em pedaços
200 g de bacon em pedacinhos
batatinha nova
2 cebolas cortadas em quartos
1 cenoura
2 tomates
1 colher de sopa de concentrado caseiro de tomate
1/2 colher de sopa de concentrado caseiro de pimento
4 dentes de alho descascados
1 dl de vinho branco
1 dl de vinho do Porto
1 ramo de salsa
azeite qb.
colorau
1 folha de louro
sal e pimenta
coentros em pó qb.
1 cubo de caldo de galinha

A receita:

Temperei o frango com o colorau, sal e pimenta. Seguidamente cortei as cenouras às rodelas e o tomate depois de pelado em cubos.

No fundo de um tacho de louça de Bisalhães comprado à entrada de Vila Real, coloquei as batatinhas previamente descascadas, a cenoura e o tomate em cubos, o concentrado de tomate e pimento, meio cubo de caldo de galinha cortado em pedacinhos e os coentros em pó. Cobri com o frango e o bacon. Adicionei as cebolas em quartos, os alhos, a folha de louro e o ramo de salsa. Reguei com o vinho branco, o Porto e um fio de azeite.

Coloquei o tacho no forno pré-aquecido a 220º, coberto com a tampa. Com a restante metade do cubo de galinha preparei o caldo segundo as instruções da embalagem. Se o frango secar vai-se refrescando com este. Coze durante 2 horas. Nos 15 minutos finais destapa-se e deixa-se alourar.

Serve-se quentinho.

Comentários

Enviar um comentário