


É muito saboroso este arroz de polvo. Já experimentei várias versões e esta é aquela que de longe me agrada mais.
Ingredientes:
1 polvo com cerca de 2 kg
2 cebolas grandes
5 dentes de alho
pimenta em grão
2 folhas de louro
1 tomate grande maduro
1 colher de sopa de concentrado de tomate caseiro
1 ramo de salsa
1 copo de vinho tinto
1 copo de arroz agulha
1 chouriço de carne ( opcional )
coentros em pó
azeite q.b.
manteiga q.b.
A receita:
Cozi o polvo em lume brando até ficar tenro juntamente com 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 ramo de salsa, a pimenta em grão, um pouco de coentros em pó e azeite. Costumo seguir esta regra no tempo da cozedura: quando a cebola está cozida o polvo também.
Num tacho refoguei 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 folha de louro e o chouriço cortado às rodelas até a cebola ficar transparente. Juntei o tomate cortado aos cubinhos, o concentrado de tomate e deixei cozinhar até este perder o suco e começar a desfazer-se. Seguidamente adicionei os coentros em pó e o copo de vinho tinto e deixei evaporar um pouco, até este perder o álcool. Medi dois copos do caldo coado de cozer o polvo e juntei-o ao refogado. Se pretender um arroz malandrinho é só adicionar mais um copo de caldo. Quando ferveu coloquei o arroz, a salsa, o polvo cortado às rodelas e um dente de alho muito picadinho. Depois de cozido espalhei umas nozes de manteiga e deixei-as derreter. Serve-se de imediato e se quiser pode acompanhar o arroz com filetes de polvo. Fica muito bom.
Gostei muito, pareceu-me descomprometido, acessível e com muito bom gosto. Vai ser de grande utilidade para quem gosta de cozinhar ou apenas de olhar, porque olhar também enche a barriga!... :-)
ResponderEliminarObrigada Alexandra é mesmo esse o espírito, sem pretensões, são apenas as receitas que faço no meu dia à dia :)
ResponderEliminarFiquei com água na boca. Vou ter que experimentar esta receita!
ResponderEliminarAs fotografias (todas, não só estas) são realmente bonitas.