feijoada de marisco

feijoada de marisco

Faço esta feijoada com uma receita base que aprendi com a minha mãe. Depois é só adaptá-la em função do ingrediente principal que se usa. Neste caso foi o marisco.

Fica com sabor a mar a fazer lembrar as noites de Verão, quando íamos aos restaurantes simples e familiares da praia da Apúlia, à feijoada de polvo "de comer e chorar por mais", ou à de búzios na Zambujeira do Mar. Comida sempre com gosto a praia, mar e sol.

As quantidades que indico na lista a seguir são aproximações, podem-se aumentar ou diminuir as porções ao gosto de cada um.

feijoada de marisco

Os ingredientes:

500 g de feijão catarino seco
1 embalagem de preparado de marisco congelado
1 embalagem de lulas congeladas
2 cebolas biológicas grandes
4 ou 5 dentes de alho
1 pimento biológico vermelho
1 cenoura biológica grande
azeite virgem
2 colheres de chá de vinagre de cidra
2 colheres de chá de colorau
2 colheres de chá de coentros em pó
pimenta
sal marinho qb.
pimenta
1 punhado de salsa fresca e de coentros
1 folha de louro

A receita:

Demolhar o feijão durante a noite. Mudar a água e cozer em lume brando com um pouco de azeite, sal e uma folha de louro ( dica: colocar uma rolha de cortiça na água da cozedura para o feijão não se desfazer ). Este não pode ficar muito cozido, pois ainda tem algum tempo de confecção na feijoada.

Separar por tempos de cozedura os ingredientes da embalagem de marisco. Arranjar as lulas e cortá-las em pequenos pedaços.

Num tacho grande refogar a cebola, os dentes de alho, o pimento cortado em tiras finas e a cenoura em rodelas, no azeite em lume brando até dourarem um pouco.

Adicionar o vinagre, os coentros em pó, o colorau, o sal e refogar mais um pouco. Juntar as lulas, o mexilhão, uma porção da água da cozedura do feijão, o ramo de salsa fresca e a pimenta moída na hora.

Deixar cozinhar e apurar até as lulas estarem macias. Nesta altura juntar o feijão e rectificar os temperos. Deixar levantar fervura e juntar o mexilhão com concha.

Deixar apurar bem em lume brando e aproximadamente a dois minutos do fim da cozedura colocar os camarões descascados e os com casca, no tacho.

Quando estiver bem apuradinho desligar o bico do fogão, juntar os rolinhos de delícias do mar cortados em pedaços e polvilhar com um punhado de coentros frescos.

Deixar repousar uns 10 minutos e servir simples ou acompanhado com um arroz de manteiga.

Espero que gostem se resolverem experimentar!

feijoada de marisco

Comentários

  1. Mas que aspeto maravilhoso esta feijoada e o blogue está lindo....bjokitas

    ResponderEliminar
  2. olá ,
    adoro visitar o teu blogue porcausa das receitas sempre deliciosas e das tuas fotografias, mas hoje não podia passar por aqui sem comentar....acabei de publicar um post onde falo da zambujeira do mar também! não é sbre a feijoada mas é sobre aquele que é um dos meus lugares preferidos no mundo=) beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que cores lindas! adorei a receita e as fotos como sempre e sempre :) beijo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário