Já uma vez aqui disse que gosto muito de fazer queques e não descansei enquanto não experimentei estes. Para a próxima vez reduzo só um pouco a quantidade de açúcar. De resto são perfeitos em sabor e textura!
Ingredientes:
100 ml de leite gordo
2 colheres de sopa de folhas de alfazema secas ( em ervanárias, comprei a minha na Feira de Artesanato de Vila do Conde )
100 g de farinha
120 g de açúcar fino
1 colher de chá de fermento
30 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 ovo
Cobertura de alfazema
20 ml de leite gordo
1 colher de sopa de folhas de alfazema secas
250 g de açúcar em pó
80 g de manteiga
corante alimentar roxo q.b.
A receita:
Numa taça junte o leite e as folhas de alfazema secas e leve ao frigorífico umas horas ou de um dia para o outro. Faça o mesmo com o leite da cobertura.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque numa taça a farinha, o açúcar, o fermento e a manteiga. Bata com a ajuda de uma batedeira eléctrica numa velocidade baixa, até todos os ingredientes estarem bem ligados.
Adicione o leite com alfazema, bata lentamente e por fim junte o ovo, raspando as laterais da taça para aproveitar todos os ingredientes.
Verta este preparado em formas de papel até estas terem dois terços preenchidos. Leve ao forno a cozer durante vinte minutos ou até estarem dourados e quando inserido o palito este saia seco.
Enquanto os queques estão no forno bata a manteiga com o açúcar em pó com a ajuda de uma batedeira, quando esta mistura estiver homogénea, junte aos poucos o leite de alfazema e algumas gotas de corante alimentar. Se não encontrar a cor descrita, o corante vende-se numa embalagem com as três cores primárias. Basta juntar umas gotas de magenta e ciano até obter o tom pretendido. Depois de bem envolvida a mistura aumente a velocidade da batedeira até obter uma mistura fofa.
Quando frios barre o topo dos queques com a cobertura e decore com folhas de alfazema.
Receita retirada da Revista Blue Cooking nº 47
Blue Cooking :) uma excelente publicação.
ResponderEliminarQue bonitos!!!!Eu gosto muito do sabor que a alfazema deixa nos doces.Estes queques devem ser deliciosos e bem perfumados!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Ainda às voltas com o que fazer à (muita)lavanda que trouxe...
ResponderEliminaresta receita cheira à Provença : )
bjo*
Ficaram lindos, Tenho alfazena para gastar aqui está uma óptima sugestão
ResponderEliminarUm beijinho e boa semana
Gosto muito de doces com alfazema! Os queques ficaram tão arranjadinhos que apetece. :)
ResponderEliminarBjs
Eu adoro queques. Estes estão deveras lindos!
ResponderEliminar