mini pizzas


O molho de tomate:

Costumo fazer este molho em grande quantidade, na época do tomate, que depois divido e congelo em pequenas porções individuais para o ano todo. As medidas são em função da quantidade de tomate usada, por exemplo se pesar 3 kg de tomate, coloco uma mão cheia de ervas aromáticas.
Habitualmente faço-o com a variedade de tomate vulgarmente conhecido pelo nome coração de boi, pois é muito saboroso e carnudo. Começo por refogar a cebola e o alho picadinhos com uma folha de louro. Depois de ficar transparente junto o tomate aos pedaços, a conserva de concentrado de tomate caseira feita pela minha mãe que já possui sal, juntamente com uma mão cheia de ervas aromáticas, neste caso usei tomilho fresco e oregãos secos. Temperei com coentros em pó, um pouco de molho de soja, vinagre, açúcar mascavado e pimenta moída na altura. Deixei cozinhar e apurar lentamente em lume brando. Quando uma boa parte do líquido tiver evaporado tritura-se e deixa-se arrefecer.

A massa:

Coloquei um pouco de água, sal, azeite e aproximadamente 200 gr de farinha com fermento na máquina de fazer pão. Deixei completar o ciclo de amassamento e a massa repousou um pouco na própria máquina. Formei pequenas bolas que foram esticadas com o rolo da massa.

O recheio:

Depois de pincelar as bases com o molho de tomate, coloquei por esta ordem os seguintes ingredientes: o presunto, o queijo mozzarella, as azeitonas, os oregãos e um raminho de tomilho. Nas de atum segui a mesma sequência, substitui o presunto pelo atum e acrescentei umas tirinhas de pimento verde. Levei ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 minutos. Podem ser pinceladas com um fio de azeite.

Comentários