
Este bolo foi feito com as pequenas beterrabas doces da nossa horta. O intenso tom magenta que a massa crua tem, passa depois de cozida, para um bonito tom dourado uma vez que não usei sumo de limão ou vinagre para a cor não se alterar.
Ficou com uma textura húmida, mas muito bem cozida e fofa.



Os ingredientes:
3 ovos biológicos médios
200 g de açúcar branco
250 g de beterraba biológica em puré
120 ml de óleo vegetal
1 colher de sobremesa de aroma de baunilha
250 g de farinha com fermento
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de fermento em pó
açúcar em pó q.b.
A receita:
Triturar a beterraba até obter um puré espesso. Foi previamente escaldada em água a ferver durante 3 minutos e imediatamente arrefecida em água fria. Resultou muito bem o puré feito desta forma, pois preservou o sabor e a cor.
Bater bem os ovos com o açúcar até duplicarem de volume.
Adicionar o puré de beterraba, o óleo, o aroma de baunilha e o sal aos ovos e envolver cuidadosamente sem bater.
Misturar o fermento em pó com a farinha, peneirar e incorporar sobre a massa aos poucos.
Levar a forno pré-aquecido a 180ªC durante 45 minutos ou até a superfície do bolo se apresentar dourada e ao fazer o teste do palito este sair seco.
Deixar arrefecer pelo menos meia hora e desenformar sobre uma rede.
Polvilhar com açúcar em pó e colocar num suporte para bolos.
Que bonito! Ando com bastante curiosidade em relação aos bolos de beterraba, nunca experimentei mas adoro com cenoura, cougette, abóbora, batata doce e este, ficou muito bem!
ResponderEliminarParabéns pelas fotografias! Estão lindas!
Que bonito bolo!Nunca tinha visto um bolo de beterraba que a cor não é avermelhada!Gostei bastante!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Vou experimentar este! Sem dúvida.
ResponderEliminarSe colocar umas gotas de limão na beterraba, o bolo ficará da cor da beterraba?
Obrigada Maria!
O que li e pesquisei sobre o bolo red velvet feito com beterraba e não com corante alimentar, referia que a adição de limão ou vinagre na massa preserva a cor lindíssima da beterraba. É uma questão de experimentar, da próxima vou fazê-lo, um beijinho :)*
EliminarAinda não fiz nenhum bolo com beterraba, mas assim como a Vera, já experimentei de cenoura, batata doce, abóbora e courgette, sendo que todos sairam deliciosos. E também tenho um red velvet cake de beterraba em lista de espera, pelo que a beterraba está definitivamente na minha lista de sobremesas a experimentar :)
ResponderEliminarSÓ COSTUMO USAR A BETERRABA NAS SALADAS.
ResponderEliminarGOSTEI DO TU BOLO FICOU LINDO E O INTERIOR UMA TENTAÇÃO.
BJS
Me encanta la remolacha en respostería, ya la he probado en bizcochos y me ha encantado.
ResponderEliminarMe llevo tu receta, me gusta mucho.
besos
Por favor, quitad la palabra de verificación es una pérdida terrible de tiempo!
ResponderEliminarVou já fazê-lo Isabel, nem tinha dado conta que estava activa, também acho uma perda de tempo, um beijinho :)*
EliminarQue aspecto lindo, nunca provei bolo de beterraba mas já está na minha lista must do! beijo
ResponderEliminarEsse bolo tem uma cor tão bonita!
ResponderEliminarParece que só posso comentar deste pc. Hoje já tinha deixado um comentário e parece que não ficou. Mas o que tinha para te dizer é o de costume :) Fotos lindas e receita excelente :)
ResponderEliminarÉ tão bom quando confecionamos com produtos da nossa terra. Sei muito bem o que sentes. O sabor e a qualidade tem um valor incalculável. Adorei a tua receita... mais uma para experimentar :)
Beijinhos
Coincidência ou não, hoje mesmo comprei beterrabas para fazer uma outra receita de bolo que vi aqui mesmo, mas esse está tão lindo, que será o escolhido!
ResponderEliminarSó de olhar....Hummmmmm!!!
ResponderEliminarGosto muito de bolos com courgette, cenoura, abóbora, e de beterraba. Só fiz um já há muito tempo. Gostei mas queria experimentar mais. Adorei o bolo e a cor :)
ResponderEliminarUm abraço.
Já fiz e ficou fantástico, mesmo sem ovos biológicos ou grandes cuidados a cozer a beterraba!!! Agora vou experimentar a mesma receita mas com cenoura porque gostei mesmo muito da textura! Obrigada.
ResponderEliminarOlá Maria, fica sempre muito fofinho este bolo. Este ano não temos beterraba da horta para o fazer! Um beijinho :)*
EliminarGuardei para experimentar, porque tenho que comer beterraba e outros alimentos com ferro :)
Eliminarfiz o bolo de beterraba e estrasnhei porque não ficou rosa/vermelho o que será que aconteceu? (a massa crua ficou rosa, mas qdo tirei do forno , não ficou , será q faltou algo?)
ResponderEliminarOlá Deborah, o bolo depois de cozido não fica rosa ( só a massa crua ) e fica com um belo tom dourado. Se ler com atenção o post refiro-me a isso logo no início ;)
ResponderEliminarBeijinhos e espero que tenha ficado bom!