doce de laranja ⎨marmalade⎬

doce de laranja ⎨marmalade⎬

Continuando a saga dos citrinos este fim-de-semana fiz doce de laranja. Segui a receita do meu livro preferido de conservas, cujo autor é Oded Schwartz um israelita mestre na arte da conservação dos alimentos, com os saberes adquiridos no Médio Oriente de onde é natural. 

Doce de laranja amarga ou a tradicional orange marmalade britânica.

Não a fiz com a laranja amarga de Sevilha, mas sim  com as laranjas biológicas que crescem nas oito árvores do campo da casa. E existem diversas variedades, desde as mais ácidas às mais doces. Escolhi estas últimas para não ficar muito amarga. A marmalade ou se detesta ou se adora não existe o meio termo, é mesmo assim. O sabor amargo e excessivamente cítrico está lá. Pessoalmente adoro esta receita, com pãezinhos de leite, pão caseiro quentinho, panquecas e gelado…ou com aquilo que a nossa imaginação ditar.

doce de laranja ⎨marmalade⎬

Usei metade das quantidades que menciono na lista de ingredientes.

Os ingredientes:

1 kg de laranjas de Sevilha ( usei doces e biológicas )
2 limões biológicos
1,5 kg de açúcar para compotas ou granulado ( usei branco )
2 colheres de sopa de sementes de coentros biológicas esmagadas
75 ml de licor de laranja seco ( Triple Sec )

Como preparar os frutos:

1- Lave muito bem as laranjas e os limões. Corte-os ao meio, reserve todos os caroços, depois corte em fatias do feitio de semi-círculos.

2- Coloque os caroços dentro de um quadrado de musselina ou de algodão. Ate as pontas e prenda com um cordel para formar um saquinho.

3-  Deite os frutos, a água e o saquinho numa tijela grande de vidro. Aplique um peso, neste caso um prato, sobre as laranjas, para as manter bem mergulhadas.  Cubra e deixe de um dia para o outro.

A receita:

No dia seguinte, deite os citrinos e a água no tacho de doce. Leve a ferver, reduza a chama e coza em lume brando 45 minutos-1 hora, ou até a casca da laranja estar mole e a  mistura reduzida a metade.

Adicione o açúcar ao conteúdo do tacho. Deixe voltar a levantar fervura, mexendo sempre para dissolver o açúcar. Limpe a espuma e junte as sementes de coentros esmagadas no almofariz.

Ferva a mistura em lume vivo 10-15 minutos, ou até estar em ponto de estrada. Retire do lume e deixe descansar uns minutos. Junte o licor e mexa bem. Com uma concha, deite o doce em frascos esterilizados aquecidos e vede bem.

Rendeu dois frascos médios e pode conservar-se durante dois anos em local fresco e seco.

Comentários

  1. Fiquei cheia de vontade de experimentar, gosto muito de sabores agridoces e este doce sugere isso mesmo! Ainda por cima adoro Jarros, as imagens ficaram ainda mais apetecíveis! :-)

    ResponderEliminar
  2. uma belíssima marmelade, feita com fruta biológica, repleta de sabor :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho ali um kilo de laranjas amargas que me deram e andava para experimentar esta marmalade.Esta receita calhou mesmo bem e hoje vou já fazer a 1ª parte para que amanhã possa fazer o doce!Obrigada!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Ai ai sevilha numa outra vida (se isso existe) eu fui sevilhana de certeza.. pois tudo naquela terra pra mim é ouro.. Já lá fui muitas vezes mas sempre que vou vejo um encanto diferente.. desculpa sei que este teu post n é sobre sevilha mas "tocas-te" na minha frida, n sei se vou conseguir ir lá este ano! Adorei a tua marmelada de laranjas da "minha" terra. um beijo

    ResponderEliminar
  5. Tenho curiosidade em experimentar a tua sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidália, faz pouca quantidade, se não gostares o prejuízo não é muito! Boa sorte! :)*

      Eliminar
  6. Gosto imenso! Ficou com um aspecto maravilhoso! E com laranjas biológicas... hum!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Ficou tentador. Anotei para experimentar ;)
    Babette

    ResponderEliminar

Enviar um comentário