frangipane de frutos silvestres

frangipane de frutos silvestres


Esta é uma receita do Chef Matt Moran que vi no Masterchef Australia e que pela sua simplicidade me atraiu logo. É fácil de confeccionar, contudo é preciso ter algum cuidado com o recheio para que o resultado saia bem.

Os ingredientes:

Massa

190 g de farinha
100 g de manteiga
25 g de açúcar em pó
1/2 ovo

Frangipane

125 g de manteiga
125 g de açúcar em pó
2 ovos e meio
125 g de amêndoa moída
25 ml de rum
compota de morango q.b.
morangos, mirtilos e framboesas q.b.

A receita:


frangipane de frutos silvestres


Bate-se a manteiga com a farinha e o açúcar previamente ligados, até a mistura ficar com um aspecto areado. Acrescenta-se o meio ovo batido e bate-se novamente. Retira-se e trabalha-se a massa à mão mais um pouco. Forma-se um disco que se coloca no frigorífico pelo menos uma hora.
No final do tempo retira-se do frigorífico, estende-se com o rolo da massa e coloca-se numa forma de 25 cm de diâmetro ( não piquei a massa mas da próxima vez vou fazê-lo ). Vai novamente ao frigorífico para refrigerar cerca de 15 minutos.

Pré-aquecer o forno a 180º.

Bater a manteiga com o açúcar ( não se podem bater muito os ingredientes para a mistura final ficar com uma consistência de natas batidas e não líquida ). Juntam-se sem bater os dois ovos e o meio que havia sobrado da feitura da massa. Juntar o miolo de amêndoa e envolver. Adicionar o rum e ligar com cuidado à mistura.

Retirar a massa do frigorífico e pincelar com um pouco de compota de morango aquecida. Seguidamente colocar o recheio e os frutos vermelhos distribuindo-os de forma a que não fiquem muito encostados uns aos outros. Empurrá-los um pouco para dentro da massa.

Vai ao forno a cozer cerca de 30 a 40 minutos até estar douradinha e seca no meio. Pincelar ainda quente com um pouco de compota de morango e deixar arrefecer um pouco antes de desenformar.

Pode servir-se com um pouco de gelado e um coulis de frutos silvestres.


frangipane de frutos silvestres

Comentários

Enviar um comentário