bolachas de aveia

bolachas de aveia

Feitas pela minha mãe com uma ligeira adaptação. Para quem gosta de bolachas saudáveis com um sabor vegan.

Os ingredientes:

125 g de farinha de aveia fina
100 g de farinha de aveia média
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
150 ml de água morna

A receita:

Aqueça previamente o forno a 170º ou se for a gás, no 3.

Unte com manteiga e polvilhe com farinha dois tabuleiros. Meça os ingredientes secos e coloque-os numa tijela - as farinhas de aveia fina e média, o bicarbonato de sódio e o sal. Mexa muito bem para ligar tudo. Adicione o azeite à água morna, mexa um pouco e incorpore na mistura. Mexa com o cabo de uma colher de pau até a mistura formar uma massa macia.

Polvilhe um pouco de farinha de aveia sobre uma superfície de trabalho limpa e estenda a massa até atingir cerca de de 5 mm de espessura. Corte a massa estendida com um cortador redondo de biscoitos para dar forma.

Ponha as bolachas cortados num tabuleiro, pique com um garfo e leve a cozer no forno durante 15-20 minutos. Para obter um resultado estaladiço, volte-as a meio da cozedura.

Depois de cozidas, retire as bolachas do tabuleiro e deixe arrefecer sobre uma grelha de arame, em seguida pincele com um pouco de mel diluído num pouco de água. Deixe secar bem e guarde-as numa lata de bolachas ou num frasco bonito de vidro.

bolachas de aveia

Comentários

  1. Maravilhosas perfeitas e feitas pela mãe melhor ainda...

    ResponderEliminar
  2. Tudo aquilo que sai das mãos das nossas mães sabe sempre melhor! :)*

    ResponderEliminar
  3. Conheci o teu blog recentemente e estou a gostar imenso, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Eu quase que as como com os olhos! Gosto delas assim, para comer pela manhã com um iogurte e muita fruta. Que delícia. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Lindas. Ainda estou nas primeiras experiências com bolachas. Está difícil deixá-las com aspecto uniforme e redondas então...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário