16.5.11

leite de creme

leite de creme

Os ingredientes:

leite de vaca inteiro fervido
pau de canela
casca de limão
leite condensado
farinha maizena
gemas de ovos caseiros
manteiga
sal
açúcar
tudo qb. ao gosto de cada um, bem misturadinho

A receita:

Ferver o leite novamente com um pau de canela, uma pitada de sal e uma casca de limão. Juntar o leite condensado, a farinha maizena dissolvida à parte num pouco de leite frio e as gemas de ovo, mexendo enérgicamente. Retirar do lume quando o creme se tornar denso e juntar uma noz de manteiga. Colocar em formas e caramelizar um pouco de açúcar num tacho. Por último deitar sobre cada tacinha de creme um pouco deste caramelo líquido e deixar arrefecer.

Usar leite inteiro pode ser inacessível e um pecado calórico para a maior parte das pessoas, mas garanto-vos que o sabor deste creme nada tem a ver com outro feito com leite processado industrialmente.

"E é tudo, que lhes faça bom proveito e sem remorsos, pois já ficaram a saber que engordar desmedidamente não é o fim do mundo, e talvez seja até, bem pelo contrário, o início de outro."

5 comentários:

  1. Com esse leitinho deve ficar bem mais saboroso...Está perfeito para mim...

    bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Maria
    o que é o leite de vaca inteiro? é o leite gordo?

    ResponderEliminar
  3. Rita, para mim também embora lhe retire alguma gordura depois de fervido :)

    Maria João, é aquele leite ordenhado que sai directamente da vacaria da minha vizinha, tem que ferver pelo menos 15 minutos depois de entrar em ebulição para eliminar as bactérias que eventualmente possam existir. Como as vacarias da zona são alvo de controle sanitário regularmente, consumo este leite de vez em quando. Chamo-lhe leite inteiro pois sai directamente do animal sem qualquer tipo de transformação, nem sei se este é o termo correcto.

    É extraordináriamente gordo, não o consigo consumir na alimentação regular, só o utilizo na doçaria pois empresta-lhe um sabor incomparável :)*

    ResponderEliminar
  4. obrigada Maria!
    vou tentar com o leite gordo, vacarias é coisa que não tenho por perto. a minha sogra tem uma casa no mindelo e lá conheço algumas mas não me atrevo a usar esse leite! :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Eu também tinha medo, mas agora uso-o sem problemas! :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...