27.3.11

creme de cenoura e laranja

creme de laranja e cenoura
creme de legumes

É no mínimo invulgar para o nosso paladar a junção destes dois ingredientes num creme de legumes. Estamos habituados a saboreá-los juntos por exemplo em compota. Resulta muito bem o sabor cítrico da laranja pois anula o adocicado da cenoura. Preferimos a versão fria.

Ingredientes para 4 pessoas:

500 g de cenouras em cubinhos
100g de batatas descascadas e em cubinhos
2 tiras de casca de laranja
4 colheres de sopa de sumo de laranja ou q.b.
sal e pimenta

Para enfeitar:

4 colheres de sopa de natas
2 colheres de sopa de salsa picada
1 pedaço de casca de laranja em tirinhas muito finas

A receita:

Deite o caldo num tacho grande e adicione a cenoura, a batata, o alho-francês e a casca de laranja. Deixe levantar fervura em lume esperto, escumando a superfície sempre que necessário. Reduza o lume e deixe a sopa borbulhar cerca de 20 minutos, ou até os legumes estarem tenros.

Retire e deite fora a casca de laranja. Triture a sopa num copo de batidos, ou com a varinha mágica, até ficar homogénea.

Se quiser servir a sopa quente, aqueça-a junte-lhe o sumo de laranja e rectifique os temperos. Distribua a sopa por 4 pratos ou tijelas e deite 1 colher de sopa de natas em cada uma formando uma espiral. Enfeite com salsa e as tirinhas de casca de laranja e sirva de imediato.

Para servir a sopa fria, deixe-a arrefecer e leve-a ao frigorífico, no mínimo 4 horas. Na altura de servir junte o sumo de laranja e rectifique os temperos. enfeite e sirva como a sopa quente.

Receita retirada do livro " Legumes sem Limites - Selecções de Reader's Digest "

3 comentários:

  1. Soa-me bem as natas na sopa são deliciosas só que as evito.

    ResponderEliminar
  2. Também não sou fã de natas Ana, mas em algumas receitas é a "cereja em cima do bolo" e uso sempre da magra! :)

    ResponderEliminar
  3. Gostaríamos de a convidar a participar no nosso passatempo no facebook: "Mycook - passatempo o seu segredo de Primavera". Participe e se ganhar a sua receita constará no nosso próximo livro de receitas.

    Obrigada,


    Mycook Premium
    O meu segredo
    [Consulte as regras em: https://www.facebook.com/notes/mycook/passatempo-mycook-o-seu-segredo-de-primavera-regras/200789619940206]

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...