felafel com bulgur

pedra do lar
pedra do lar

O felafel é um prato popular originário de Israel que é servido em pão pita, com salada, molhos de iogurte ou de ervas aromáticas. São almôndegas estaladiças e muito saborosas feitas de grão-de-bico moído. Para as fazer é necessário:

Ingredientes:

Felafel:

440 g de grão-de-bico
750 ml de água
1 cebola pequena finamente picada
2 dentes de alho esmagados
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
1 colher de sopa de coentros frescos picados
2 colheres de chá de cominho moído
1 colher de sopa de água adicional
1/2 colher de chá de fermento
óleo para fritar

Bulgur:

1 copo de bulgur ( à venda nas grandes superfícies )
1 tomate grande maduro
coentros frescos picados
sal
azeite
vinagre

A receita:

Ponha o grão-de-bico de molho durante 4 horas ou durante a noite. Escorra e ponha o grão-de-bico num robô de cozinha ( usei a picadora ) durante 30 segundos ou até ficar uma pasta fina.

Junte a cebola, o alho, a salsa,os coentros, os cominhos ( costumo usar em mais quantidade os condimentos e acrescentar sal que a receita não pede), a água extra ( não usei ) e o fermento e bata durante 10 segundos ou até a mistura ficar uma pasta grosseira. Tape e deixe repousar durante 30 minutos.

Molde colheres da mistura de felafel em bolas. Esprema com as mãos o excesso de líquido. Aqueça o óleo até estar quente num tacho grande de fundo pesado. Com uma colher ponha as almôndegas de felafel no óleo e frite, em porções de 5 de cada vez, durante 3-4 minutos. Quando as almôndegas estiverem castanhas retire do óleo e escorra em papel de cozinha.

Sirva o felafel quente ( prefiro quente e estaladiço ) ou frio sobre uma camada de molho de tomate ou em pão pitta com molho de de tomate e hummus.

Servi o meu acompanhado de bulgur. Para o fazer cozi um copo deste em água fervente segundo as instruções da embalagem. Previamente cortei o tomate em cubinhos, ao qual juntei os coentros picados, o azeite, o vinagre e o sal. Deixei marinar 30 minutos. Adicionei então o bulgur cozido e misturei os ingredientes.

Receita retirada do livro " O Livro Essencial da Cozinha Vegetariana "

Comentários

  1. Vou experimentar o falafel pois adoro e nunca fiz. bgda. pela partilha

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria
    Tentei fazer o falafel mas não consegui. Quando fui a fritar, os bolinhos desfizeram-se todos no óleo. Nunca tal me tinha acontecido com nada :( Já alguma vez aconteceu a alguém?
    A única coisa de diferente foi que usei grão em conserva, de resto segui a receita tal qual!
    Alguma explicação para o que aconteceu??? Nem deu pra provar ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá MJ!

    O grão-de-bico deve ser demolhado e depois picado CRU!

    Também achei estranho das primeira vez que fiz esta receita ( transcrevi textualmente a receita do livro ), mas funciona, pois a mistura fica ligada e as bolinhas perfeitas. E fica bem cozinhado com apenas aqueles 3-4 minutos de fritura. E com um sabor delicioso. Não desistas, pois é muito fácil de fazer e o resultado é gratificante. Usa os condimentos em mais quantidade para o grão que pedem, ou então reduz a a quantidade de grão, fica muito mais saboroso.

    O teu erro foi usares o grão cozido.

    Espero que da próxima vez corra melhor :)*

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela resposta!
    Pois, foi o que pensei. Só podia ser do grão.
    Vou fazer como dizes para experimentar :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário