bolo de natal

homebolo de natal
pedra do lar

Este bolo é feito pelo menos com um mês de antecedência. O tempo de espera vai caramelizar a fruta cristalizada, o que lhe dá um sabor delicioso. Guarda-se em local fresco (eu guardo-o no frigorífico) envolto em papel vegetal ou de alumínio. Para quem gosta de fruta cristalizada como eu, este é o bolo ideal para a quadra natalícia.

Ingredientes:

1,5 kg de fruta cristalizada variada
250 g de manteiga
1/2 chávena de brandy
1/2 chávena de água
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 chávena de farinha com fermento
2 chávenas de farinha sem fermento
1 chávena de açúcar louro
3 colheres de raspa de limão e laranja
5 ovos inteiros

A receita:

Coloca-se a fruta cristalizada finamente cortada com a manteiga, o brandy e a água.

Leva-se ao lume para derreter a manteiga lentamente em lume brando e deixa-se ferver durante 10 minutos.

Retira-se do lume e deixa-se arrefecer a mistura.

Batem-se bem os ovos e juntam-se com o açúcar, a raspa de limão e laranja, a farinha e o bicarbonato ao preparado anterior, que será bem batido.

Unta-se uma forma com manteiga e forra-se com papel vegetal, onde se deita a massa que vai a forno bem quente durante 2 minutos, baixando-se depois a temperatura para o mínimo ( o meu forno eléctrico regulo-o para 150º ) e coze durante 2h 30m a 3h.

Depois de frio coloca-se um copo pequeno de brandy por cima e deixa-se que o bolo absorva o líquido. Retira-se então o papel vegetal com cuidado e envolve-se o bolo em papel de alumínio ou vegetal e coloca-se em local fresco durante um mês. Serve-se simples ou decorado com fruta cristalizada.

Comentários

  1. Duas perguntas: devo também untar o papel vegetal com manteiga antes de deitar a massa que irá ao forno? A temperatura mais baixa controlável do forno é de 50º. 150º parece-me muito, já que falas em mínimas. Parabéns para este novo espaço:)

    ResponderEliminar
  2. Olá Diane!

    Não é necessário untar novamente o papel vegetal por dentro ( mas se o fizeres também não deve haver problema ), se embeberes o bolo com o brandy como explico no fim ele fica um pouco húmido e só tens que tirar o papel com cuidado. E este bolo é denso a massa não se esfarela como as outras.
    Quanto à temperatura esta receita foi feita para um forno a gás. Quando o fazia neste, tinha mesmo que o regular para o mínimo para não queimar. Neste meu eléctrico actualmente, a temperatura ideal são os 150 º para ficar com um aspecto dourado. Os fornos eléctricos variam um pouco entre marcas, porque também já fiz este bolo num forno encastrável quando vivia no apartamento e este demorava entre 3 h a 3 h e meia a ficar cozido.
    Se o fizeres vai verificando a cozedura quando esta perfazer as 2h e 30m é mais seguro.

    Um beijinho!*

    ResponderEliminar
  3. Vou experimentar, cá em casa gostamos deste tipo de bolos... depois dou a minha opinião. :-)

    ResponderEliminar
  4. Já é um pouco tarde Alexandra para o fazeres :)
    Ele tem mesmo que ter um mês de repouso para ficar com aquele sabor especial!
    De qualquer forma pode sempre comer-se mais tarde ;)

    ResponderEliminar
  5. Que delícia de blog! \o/
    Vim parar aqui depois de ler o post da Virgínia, em Amo-te Mil Milhões sobre a dificuldade que temos nós, mulheres que trabalhamos felizes em casa, em sermos reconhecidas! Quero estar perto das pessoas que pensam como eu! Prazer em te conhecer! Beijos do Brasil! Simone. ^^

    ResponderEliminar

Enviar um comentário