hummus de beterraba



Esta receita faz parte de um conjunto de três patés vegetais que já fiz, o Babaganoush, o Tzatziki e o Hummus que constituem uma pequena parte do Mezze Árabe. Esta é uma variante da receita original libanesa de Hummus pois incorpora a beterraba na lista de ingredientes. Embora não façam parte dos nossos hábitos gastronómicos, são entradas muito saborosas para serem servidas no início e durante a refeição.

Tempo de preparação: 25 minutos + uma noite de molho

Tempo total de cozedura: 1 hora e 15 minutos

Porções: 8

250 g de grão de bico
1 cebola grande picada
500 g de beterraba
125 ml de tahini ( pasta de sementes de sésamo à venda nas grandes superfícies)
3 dentes de alho esmagados
60 ml de sumo de limão
1 colher de sopa de cominhos moídos
60 ml de azeite

Ponha o grão-de-bico coberto com água fria de molho durante a noite numa tijela. Escorra.
Num tacho de fundo pesado ponha o grão de bico e a cebola, cubra com água e ferva. Coza 1 hora ou até o grão-de-bico ficar muito macio. Escorra e reserve 1 chávena de líquido da cozedura; deixe arrefecer.
Coza a beterraba num tacho grande de água a ferver até estar macia. Escorra e deixe arrefecer ligeiramente antes de retirar a casca.
Corte a beterraba e ponha dentro do liquidificador, em porções se necessário. Adicione a mistura de grão-de-bico e cebola, o tahini, o alho, o sumo de limão, os cominhos e bata até estar amalgamado. Vá juntando aos poucos, com o liquidificador a trabalhar, o líquido da cozedura que ficou de reserva e o azeite. Bata até a mistura estar bem ligada. Deite por cima umas gotas de azeite e sirva com pão libanês.

Receita retirada do livro " O Livro Essencial da Cozinha Vegetariana "

Comentários

  1. Adoraria publicar essa receita com a respectiva foto no Cantinho Vegetariano. Com dos devidos créditos, claro! Você permite?

    Abraço! ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, querida... Essa semana mesmo vou colocar a receita.

    Abraço e bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário