farofa

farofa brasileira

Costumo usar a farofa não para acompanhar a picanha que não costumamos consumir, mas para guisados e grelhados de carne. A primeira vez que provei esta receita foi num restaurante de comida brasileira. Devo dizer que não fiquei fã, pois a farinha de mandioca estava apenas torrada e temperada com manteiga e sal, o que não lhe dava um sabor especialmente agradável. Foi no livro " Cozinha Brasileira " que encontrei esta receita deveras saborosa e que uso frequentemente. Aqui em casa adoram.

Porções para: 6 pessoas
Tempo de preparação:
20 minutos
Tempo de cozedura:
10 minutos

9 chávenas de farinha de mandioca, não torrada
150 g de bacon picado
2 barras de manteiga aos cubos
2 bananas cortadas às rodelas
100 g de passas de uvas brancas
3 ovos cozidos picados
sal

A receita:

Não uso as medidas da receita original pois faço a farofa em menos quantidade, assim de farinha utilizo apenas 3/4 de um pacote de 500 g, o bacon um pacote de 100 g, a manteiga 50 g juntamente com um pouco de azeite, 1 banana, 50 g de passas e 2 ovos cozidos.

Numa frigideira grande torre a farinha de mandioca em lume brando. Com uma espátula de madeira, mexa muito rapidamente, para evitar que se queime. Quando mudar de cor para um tom âmbar, retire do lume. Deite numa tijela. Salto sempre esta fase da receita, pois não gosto do sabor torrado da farinha.

Em seguida frite o bacon em lume brando, até ficar macio. Junte a manteiga e deixe-a derreter.
Quando estiver derretida, junte a farinha de mandioca e continue a mexer até esta ter absorvido toda a manteiga. A consistência deve ser a de uma cobertura esfarelada. Costumo deixar mais um pouco ao lume nesta etapa para lhe dar uma torradela muito ligeira.

Junte as rodelas de banana, passas e ovo picado. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Comentários

  1. olá Helena :))
    eu gosto muito de farofa, mas tb n gosto dela torrada :), experimenta fazer ao contrário, fritas o bacon um bocadinho na manteiga, juntas depois 2 ovos ligeiramente batidos e deixas secá-los um pouco (como se fosse ovo mexido) e por fim com o ovo ainda ligeiramente humido juntas a farofa e deixas secar mexendo sempre, fica um pouco mais humida mas é deliciosa :))))))))))))

    ResponderEliminar
  2. És das minhas Isabel,adoro farofa e também acho que a farinha de mandioca perde quando se torra. Vou experimentar a tua versão para a próxima vez, também parece bem saborosa! :)*

    ResponderEliminar
  3. :))) tb costumo por um bocadinho de salas picada , fica optima :)) por falar nisso, já não faço á algum tempo e agora deu-me vontade de comer farofa :)) vou fazer amanhã :))
    parabéns pelo blog :) vou seguir!!!

    ResponderEliminar
  4. Experimentamos hoje a tua receita de farofa, como acompanhamento de uma feijoada de seitam, ficou aprovada! :-)

    ResponderEliminar
  5. Alexandra, nós gostamos muito da mistura doce/salgado!

    A receita da feijoada de seitan? Gosto das receitas experimentadas pelas pessoas, são as melhores :)*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário