Por aqui apesar deste calor fora de época começam a aparecer os primeiros grelos, fornecidos pela minha vizinha lavradora. Gosto desta palavra. É rústica e está fora de moda. Assim como esta sopa tão portuguesa, a fazer lembrar os tempos de outrora quando a palavra varinha mágica era um termo desconhecido no vocabulário das nossas avós e bisavós.
Os ingredientes:
Os ingredientes:
250 g de feijão frade
2 cebolas
1 nabo
2 cenouras
1 batata grande
1 molho de grelos
um punhado de arroz carolino
um punhado de arroz carolino
azeite q.b.
sal marinho
A receita:
Lavar e demolhar o feijão frade no dia anterior.
Colocar numa panela o feijão com água, a cebola cortada fina às meias luas, e um pouco de azeite e sal. Deixar cozinhar meia-hora. Entretanto cortar o nabo, as cenouras, a batata aos cubos e juntar ao feijão. Cozinham um pouco e coloca-se um punhado de arroz no caldo fervente.
Quando os legumes e o feijão estiverem cozidos colocar os grelos cortados em juliana e deixar ferver um pouco até ficarem tenros. Retirar a sopa do lume e adicionar azeite a gosto. A sopa deve ficar com uma textura rica e espessa.
Que saudades que tenho duma sopa dessas. Nunca provei com feijão frade, a minha mãe fazia muito com feijão catarino, mas hei-de experimentar esta versão.
ResponderEliminarUm beijo
A versão original é mesmo com feijão catarino, mas qualquer leguminosa resulta bem aqui pois cozem no próprio caldo da sopa que fica muito saboroso, um beijo :)*
ResponderEliminarQue maravilha esta sopa...maravilha mesmo...bjokitass
ResponderEliminarE que bem que nos soube Belinha :)*
ResponderEliminarNUNCA FIZ SOPA COM FEIJÃO FRADE. GOSTEI DO ASPECTO DESTA.
ResponderEliminarÉ UMA SOPA COM CHEIRO A OUTONO.
BJ
Olá São, o feijão frade é óptimo em sopas :)*
ResponderEliminarOra uma receita que ficou mesmo a apetecer. Mesmo sabendo que está este calor todo. Ainda que em Outubro ;)
ResponderEliminarBabette
Cá por casa, estas sopas ainda levam o nome com que cresci: sopa da terra da mãe! Sempre que íamos à aldeia da minha mãe e voltávamos com o saco cheio de coisas da horta, fazia-se uma destas sopas bem entulhadas e a cheirar a lavoura. Adoro!
ResponderEliminar:)
BJs
;)*
ResponderEliminarQuantas receits maravilhosas, nao conhecia seu blog adorei e estou seguindo
ResponderEliminarOlá Sylvia, obrigada!
ResponderEliminarAcabei de descobrir este blog :) Também tenho vizinhas lavradoras mas, a mim, falta-me um pedacinho de terra para lavrar. E agora que o frio veio pra ficar, falta-me essa sopa à lavrador :)
ResponderEliminarOlá Ameixa, bem-vinda!
ResponderEliminarNós temos um pedaço que cultivamos, é tão bom consumir aquilo que plantamos. É uma sensação única :)*
Estou encantada com o vosso blogue, tanto que já fiquei seguidora.
ResponderEliminar...E que reconfortada eu vou com esta deliciosa sopinha hummm
beijos e FELICIDADES!!
http://marianareceitasparaafelicidade.blogspot.com/