Das receitas vegetarianas retiradas de livros que vou experimentando, algumas são experiências que não volto a repetir, pois falta-lhes por vezes o sabor apurado da nossa alimentação tradicional. Este é muito importante quando se está num regime alimentar de transição.
Esta é uma receita inventada por mim com um ingrediente de que gosto muito, o tofu. Com uma textura macia e fácil de temperar, os resultados são quase sempre gratificantes.
Os ingredientes:
esparguete qb
1 pacote de tofu de 300g
molho de soja
3 dentes de alho
1 lata de rebentos de feijão mungo de 400g
1 lata de cogumelos laminados de 355g
3 ovos
3 a 4 rodelas de abacaxi
bagas goji a gosto
maionese agridoce de camarão
azeite qb
pimenta
A receita:
Corta-se o tofu em quadrados pequenos e tempera-se com o molho de soja, os dois dentes de alho picadinhos e um pouco de sal. Deixa-se marinar pelo menos uma hora.
Entretanto coloca-se um tacho com água e uma casca de limão ao lume. Quando a água ferver em cachão tempera-se com sal e adiciona-se o esparguete. Seguir as instruções do tempo de cozedura da embalagem. Quando este estiver cozido escorre-se e mistura-se com cuidado a maionese a gosto. Reserva-se.
Entretanto enquanto o esparguete ia cozendo, numa frigideira anti-aderente com um pouco de azeite, fiz os ovos mexidos com um pouco de pimenta, de forma a que estes fiquem em pedacinhos bem pequenos. Reservam-se.
Na mesma frigideira e com um pouco de azeite salteia-se o tofu depois de marinado. Quando este começar a apresentar um ligeiro tom dourado, reserva-se.
Com um pouco de azeite saltear os cogumelos escorridos com um dente de alho picado, pimenta e um pouco de sal. Reservam- se e seguidamente salteiam-se os rebentos de feijão mungo com um pouco de sal. Finalmente salteia-se o abacaxi cortado em pedacinhos até apresentar também um tom dourado.
Envolvem-se todos os ingredientes aos quais se juntam umas bagas goji.
Pode servir-se frio, é um prato leve para os dias quentes de verão com um sabor agridoce muito agradável.
Eu tb gosto muito de tofu. O segredo é simples, marinar. E depois é deixá-lo em boa companhia, de preferência vinda da horta. :)
ResponderEliminarBjs