
Faço muitas experiências com bolo de chocolate. Já tenho feito algumas bem saborosas, mas esqueço-me rapidamente dos ingredientes usados e das medidas tornando-as impossíveis de reproduzir. Uma boa memória não está no meu código genético e aprendi a viver com este facto há muito tempo. Assim anoto esta enquanto me lembro dela, pois ficou muito boa, a massa leve, fofa e húmida q.b, desfazendo-se na boca à primeira dentada.
Os ingredientes:
massa:
125 g de açúcar
3 ovos biológicos
leite à temperatura ambiente q.b.
100 g de chocolate para culinária em barra
50 g de manteiga com sal
125 g de farinha com fermento
1 colher de sopa bem cheia de farinha de alfarroba
1 colher de chá de fermento em pó
cobertura:
100g de chocolate
25 g de manteiga com sal
natas
laranja em pó caseira ( obtêm-se através da secagem das cascas que depois são trituradas )
licor de laranja
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma rectangular com 20 cm de largura.
Separar as gemas das claras e batê-las com o açúcar. Se os ovos forem pequenos, e ao bater as gemas com o açúcar não se formar um creme esbranquiçado e fofo, adicionar um pouco de leite até obter o efeito desejado.
Derreter o chocolate com a manteiga em lume muito brando mexendo sempre. Deixar arrefecer um pouco e juntar delicadamente à mistura das gemas.
Misturar em seco as farinhas e o fermento em pó.
Bater as claras em castelo firme.
Juntar alternadamente as claras em castelo e as farinhas peneiradas, na mistura de chocolate e gemas, envolvendo suavemente entre cada adição.
Colocar e espalhar uniformemente na forma e levar a forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos, ou ao fazer o teste do palito este se apresentar seco e com migalhas húmidas agarradas.
Deixar arrefecer uns minutos e desenformar em cima de uma rede até esfriar.
Aparar as bordas e cortar quadradinhos pequenos.
Para a cobertura derreter o chocolate com a manteiga em lume muito brando mexendo sempre. Depois deste estar em estado líquido juntar as natas, a laranja em pó e o licor não deixando ferver. Retirar do lume e deixar arrefecer até o creme estar moldável para o saco de pasteleiro ou para barrar.
Em cada quadrado de bolo colocar um pouco de doce de laranja e a cobertura de chocolate, com o saco de pasteleiro ou com a ajuda de uma espátula.
Também vivo na quimera do bolo de chocolate perfeito. Tal como da busca para a melhor receita de bolo de maçã e de bôla de carne. Mais uma para testar.
ResponderEliminarBabette
Ainda bem que apontaste a receita pois é de facto algo para repetir. O bolo tem uma textura que faz crescer água na boca :)
ResponderEliminarTão bom aspecto que tem este bolinho.
ResponderEliminarBeijinho
Fantastico! Bonita imagem, uma boa páscoa.
ResponderEliminarParece super fofinho, deve ser delicioso.
ResponderEliminarBeijinhos
O aspecto é mesmo muito bom!
ResponderEliminarUma boa Páscoa.