tagine de peixe à marroquina

tagine de peixe à marroquina

O Segredo de um Couscous é daqueles filmes que nunca vou esquecer. Lembrei-me dele hoje quando fiz o almoço.

O couscous serviu de acompanhamento para esta tagine de peixe. Tagine não é propriamente uma receita mas uma técnica de cozinha. A melhor descrição que encontrei foi aqui.

Os ingredientes:

2 c. de sopa de azeite
1 cebola grande finamente picada
pitada de fios de açafrão ( não usei pois não tinha )
1/2 c. de chá de canela em pó
1 c. de chá de coentros moídos
1/2 c. de chá de cominhos em pó
1/2 c. de chá de açafrão-da-índia em pó
200 g de tomate picado enlatado
300 ml de caldo de peixe
4 salmonetes pequenos, limpos, sem espinhas e sem cabeças nem rabos ( também pode usar bacalhau fresco, pescada, tamboril, atum, etc. Da próxima vez que fizer este prato vou usar tamboril, pois é um peixe muito aromático )
55 g de azeitonas verdes, descaroçadas
1 c. de sopa de limão de conserva, picado ( usei casca de limão ralada na hora )
3 c. de sopa de coentros frescos picados
sal e pimenta
couscous cozido no momento

A receita:

Aqueça o azeite numa caçarola refractária. Junte a cebola e refogue em lume brando, mexendo de vez em quando, durante 10 minutos, ou até amolecer, mas sem alourar. Deite o açafrão, a canela, os coentros moídos, os cominhos e açafrão-da-índia e refogue durante mais 30 segundos, mexendo sempre.

Junte o tomate e  o caldo de peixe e misture bem. Deixe levantar fervura, baixe o lume, tape e guise durante mais 20-35 minutos, ou até engrossar.

Corte cada salmonete ao meio, a seguir junte ao guisado, embebendo-os no líquido. Guise durante 5-6 minutos, ou até o peixe ficar cozido.

Com cuidado adicione as azeitonas, o limão e os coentros picados. Tempere a gosto, com sal e pimenta e sirva imediatamente com o couscous cozido no momento segundo as instruções da embalagem.

Receita retirada do livro " O Grande Livro das Sopas e Guisados "

couscous tomilho

Comentários

  1. Perfeito... Adoro couscous e tagine igualmente! Faz-me lembrar as minhas férias de verão de 2010. Adorei o teu post, beijos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Que cores magnificas!!!E a primeira fotografia até parece que tem cheiro!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Deve ser muito rico em aromas e sabores!
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Eu trouxe uma de Marrocos há mais tempo do que gosto de me lembrar, porque ainda continua por estrear... Vontade não falta, mas há tanta coisa por cozinhar, que algmas vão ficando para trás. Acredito que quandome iniciar, vou ficar viciada!
    E que melhor companhia para este molhinho do que um couscous? Ultimamente tenho-o hidratado numa mistura água/sumo de laranja: fica fantástico! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma tagine para estrear à imenso tempo, vai ficando para trás em relação a outras coisas. Gostei imenso da receita
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Também estou a pensar comprar uma, gostei muito deste prato vou repeti-lo com carne, tenho várias receitas de tagine! Um beijinho e bfs :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário