28.9.11

pizza branca com batata e anchova

pizza branca com batata e anchova

Outra receita vista no Masterchef Austrália desta vez do Chef Gary Mehigan. Nunca tinha comido uma pizza sem o clássico molho de tomate. E posso dizer que esta já a fiz várias vezes! O sabor da rúcula e do queijo mozarella dão-lhe um toque fresco e revigorante.

A massa de pizza que usei não foi a descrita na receita original, mas sim a do livro de receitas da minha máquina de fazer pão, que me agrada bastante e é a que utilizo sempre aqui em casa.

Os ingredientes:

massa para 3/4 pizzas:

300 ml de água
12,5 g de fermento de padeiro
2 colheres de sopa de azeite
500 g de farinha tipo 55
2 colheres de chá de açúcar
1 pitada de sal

recheio:

1 dente de alho esmagado
3 raminhos de alecrim
1/2 copo de azeite
queijo mozarella ralado q.b.
1 batata cortada às rodelas muito finas
folhas frescas de rúcula lavadas e secas
60 g de mozzarella de búfala
1 lata de filetes de anchova

A receita:

Amornar a água e dissolver nesta o fermento. Colocar na cuba da máquina os ingredientes pela ordem indicada. Seleccionar o programa amassar e esperar que este complete o seu ciclo.

Retirar a massa dividi-la em três ou quatro porções, bater um pouco e moldá-la em bolas. Colocar em local quente e deixar levedar durante 30 minutos.

Entretanto colocar a marinar no azeite o alho esmagado, sal e dois raminhos de alecrim.

Pré-aquecer o forno a 220º. Na receita a temperatura recomendada é de 250º mas o meu forno não funciona a esta temperatura sem accionar a função de gratinar.

Cortar a batata bem lavada com a pele às rodelas muito finas.

Moldar à mão a forma da pizza com movimentos circulares sem usar o rolo da massa. Dei às minhas uma forma ovalada e não o redondo tradicional. Colocar no tabuleiro do forno polvilhado com um pouco de farinha e pincelar a base de cada pizza com o azeite marinado para tornar a massa mais crocante. Espalhar o queijo mozarella ralado na massa e colocar as batatas às rodelas com um pouco de sal e folhinhas de alecrim. Espalhar um pouco de azeite por cima novamente.

Colocar no forno e deixar cozer cerca de 6 a 7 minutos ou até a massa estar cozida. O Chef Gary usa uma tijoleira de terracota no forno, que eu não tinha, o que deve tornar a massa ainda mais saborosa.

Retirar as pizzas do forno pincelar o rebordo com o azeite e colocar o queijo mozarella esfarrapado com os filetes de anchova por cima. Espalhar folhas de rúcula frescas por cima e regar com um pouco de azeite de alho e alecrim. Servir imediatamente.

pizza branca com batata e anchova

6 comentários:

  1. Que bonita...Receita anotada para futura experiencia.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Nem imagino a pizzaasem o vermelhinho do tomate! Mas, a verdade é que a tua ficou com um aspecto delicioso! Estou curisiosa ;) Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Nem eu imaginava Filipa, mas vale a pena fazer experiências e seguir receitas diferentes. Por vezes encontramos a "tal". Esta é uma delas :)

    ResponderEliminar
  4. Pois eu sou louca por pizza com molho pesto! É de comer sem parar.
    :)
    Ficou linda a tua pizza, dá mesmo vontade de agarrar numa fatia e lá vai ela.
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...